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NRF 2021: Evento alerta para novos comportamentos do consumidor e a necessidade de uma agenda ESG



A South Eastern Grocers (SEG) que iniciou 4 anos atrás sua jornada de transformação cultural, liderada pelo CEO Anthony Hucker divulgou que o seu Norte foi guiado pelo compromisso de colocar as pessoas em primeiro lugar, como o alicerce da estratégia de longo prazo da empresa. Esta renovação trouxe a confiança dos colaboradores e clientes na organização, o que ajudou o CEO a fazer todos os movimentos certos no intuito de orientar seus clientes e as comunidades no entorno, conforme declarou Shannon Schuyler, diretora de propósito e inclusão da PwC.

“As metas ESG - ambientais, sociais e de governança - precisam ser perseguidas com o mesmo rigor nos relatórios que as metas financeiras”

Para Laura Watt, vice-presidente executiva de recursos humanos da Diageo North América, “colocamos a diversidade de gênero na descrição do trabalho da liderança sênior e somente assim a familiaridade e a responsabilidade começaram a acontecer”.

Desta forma, os papéis de liderança no varejo estão mudando e os executivos estão procurando aliar estratégias para demonstrar seus compromissos com a inclusão e diversidade de forma permear todos os aspectos do negócio, do recrutamento à retenção de talentos.

Esta edição, trouxe uma inovação, uma reunião de quatro mulheres executivas (Cartier, The VitaminShoppe, Dick's e Sephora) que compartilharam seus segredos para o sucesso e ainda revelaram alguns conselhos de carreira.

Para Mercedes Abramo, presidente e CEO da Cartier North America, sua dica foi “Lidere pelo exemplo, com comprometimento e entusiasmo. Ouça e tenha a mente aberta”. Já para Sharon Leite, CEO da The Vitamin Shoppe, a dica engloba a curiosidade e o desejo por aprender e correr riscos.

Julie Lodge-Jarrett, diretora de pessoal da Dick's Sporting Goods, ensina “fique confortável em ser exclusivamente VOCÊ!”. E por fim, a Corey Yribarren, diretor de pessoas na Sephora comentou sobre a importância em equilibrar uma carreira com a vida familiar e que para isso é importante ouvir e confiar nas pessoas ao seu redor.

Outro destaque do dia foi a palestra do Tik Tok, que é dominada pela #geraçãoZ, que deixa a vida das pessoas mais leve, com suas brincadeiras. A rede social irá penetrar no dia a dia das pessoas e porque não no varejo? Um diferencial do Tik Tok são as formações de comunidades com propósitos comuns, seja de clientes, fornecedores, empregados e ou parceiros, o que facilita muito a comunicação. Mas o que mais chamou a atenção nesta palestra, foi que não se trata de divulgar mídias estruturadas, pensadas voltadas para venda, e sim buscando o engajamento com as comunidades no intuito de construir uma relação, e uma das formas é a utilização dos influencers que estão na plataforma.

Fica cada vez mais claro, que mesmo na era digital, o varejo deve cada mais ficar de olho no comportamento dos clientes, colaboradores e investidores. Neste ponto, o nosso correspondente Gustavo Vanucci ressaltou que a preocupação com a #saudabilidade vai afetar o dia a dia das pessoas, e o varejo alimentar deve se atentar para o mix e os serviços nos supermercados nos próximos anos. “Será que chegou a hora de iniciarmos a integração entre os canais de supermercados e farma, como acontece nos EUA?” Comentou o consultor. Vamos aguardar.

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