top of page
Buscar
  • Foto do escritorVanucci

RETAIL MEDIA: A NOVA ONDA DO SETOR SUPERMERCADISTA EM 2024


Fui apresentado ao termo Retail Media durante a minha jornada entre os corredores da Euroshop 2017, e logo nas edições de 2020 e 2023 percebi o avanço e crescimento do termo no setor supermercadista.


Durante diversas agendas ao longo deste ano, para implementar o setor de trade marketing e inteligência de mercado, seja com supermercadistas ou na indústria, percebi um sentimento comum, o de melhorar a relação, saindo do modelo transacional para o relacional. Ou seja, o sendo comum é de levar ao consumidor a informação para que possamos educá-lo e influenciar o seu processo de decisão de compra.



Freezer de sorvete com midia para impulsionar as vendas
Retail Media no Ponto de Venda

Retail Media (RM) é um termo que refere-se à prática de varejistas monetizarem espaços publicitários em seus canais de venda, seja na loja física ou digital. Para isso é necessária uma estratégia de publicidade que permita às indústrias, colocarem anúncios em espaços pré-determinados.

Mas o que esperar do Retail Media (RM) em 2024?


Na minha opinião, os varejistas precisam ir além da mídia tradicional como por exemplo, os materiais pontos de venda (MPV). Precisamos agora é implementar a visão de serviço, relacionamento a educação nas mais diversas missões de compra.


Já na indústria, precisamos identificar as lojas com o mesmo posicionamento estratégico e conhecer os hábitos de consumo para iniciar um relacionamento de médio e longo prazo. Isso só fará sentido se conseguirmos estar presentes na mente, no coração e no bolso do cliente, seja no mercado físico ou digital, criando uma verdadeira estratégia omnichannel.


Como estão as agendas dos supermercadistas com a indústria sobre o Retail Media (RM)?


Em 2023, percebi o avanço das redes de supermercado regionais com a implementação do setor de Trade Marketing, com o intuito de aumentar a parceria estratégica e colaborativa com a indústria, ou seja, irmos além das agendas transacionais. Mas quais são as agendas?


·        Automação de processos para agilizar processos como: e-mails personalizados, conteúdo e campanhas direcionadas.

·        Mapeamento da Jornada do Cliente (da pesquisa até a compra), identificando pontos de contato de acordo com as missões de compra.

·        Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM) para segmentar a audiência com base em comportamento de compra, preferências e demografia.

·        Ferramentas de Análise de Dados e IA para interpretar dados de clientes, comportamento de compra e desempenho de campanhas.

·        Personalização de conteúdo adaptando o conteúdo publicitário de acordo com o histórico de compras e preferências do cliente.

·        Publicidade Programática dos espaços publicitários em tempo real, utilizando algoritmos para segmentação de audiência e otimização de campanhas.


Se você está pensando em implementar ações de Retail Media (RM), fique atento as metodologias, técnicas e ferramentas acima e priorize sua agenda de acordo com as estratégias específicas e plataformas utilizadas e inicie assim a transformação digital do seu negócio.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page