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  • Foto do escritorVanucci

O que fazer para não ter um FALSO LUCRO POSITIVO?

O setor supermercadista está passando por sentimentos antagônicos neste primeiro trimestre de 2021. De um lado, o sentimento de euforia, devido ao crescimento das vendas, que ultrapassaram 22% em relação ao primeiro trimestre de 2020, e por outro lado a insegurança em relação ao lucro bruto do período. A euforia se deve à expectativa de aumento do lucro líquido, devido à redução do percentual de participação do custo fixo sobre o faturamento, enquanto a insegurança está no aumento do CMV (Custo da Mercadoria Vendida) devido à alta de preços das mercadorias. O Gráfico 1 apresenta o aumento médio de preço das principais commodities do setor.


Para responder a estas perguntas o supermercadista precisa analisar o valor real do Custo da Mercadoria Vendida (CMV) do primeiro trimestre de 2020 em relação ao primeiro trimestre de 2021 e avaliar o Lucro Bruto, conforme a simulação apresentada na Tabela 1.

Como podemos perceber, o Lucro Bruto (LB) de 2021 foi maior do que em 2020; no entanto, o % de Lucro ou Margem Bruta reduziu 1.p.p (ponto percentual), saindo de 53,3% para 52,3%.

Para solucionar este problema, o segredo está em fazer a gestão por seções, departamentos e categorias no seu supermercado, tendo como referência o último preço e não o preço médio. Para isso, verifique com o seu contador como está sendo apurado o CMV na sua empresa.


Agora que você já sabe como ajustar a base de cálculo do CMV, vamos precisar ajustar a Estrutura Mercadológica (EM) o Demonstrativo de Resultado Geral do Período (DRGP) por Unidade de Negócio (UN) e mensurar a Alavancagem Financeira por Margem de Contribuição (MC).

  • ESTRUTURA MERCADOLÓGICA (EM)

Realizar a revisão da estrutura mercadológica e agrupá-la como se fosse Unidades de Negócio (UN).

  • CALCULAR O LUCRO BRUTO (LB) POR UNIDADE DE NEGÓCIO (UN)

Avaliar separadamente o Lucro Bruto por Unidades de Negócio, para avaliar quais unidades puxaram a média para baixo ou para cima. Em seguida, verifique se existem dados externos que demonstrem a inflação do setor, de forma que seja possível verificar se o crescimento do CMV de cada UN está de acordo com o crescimento do mercado no período.

Por fim, deverá ser avaliado se o crescimento do faturamento está proporcional ao crescimento do CMV. Em seguida se faz necessário a elaboração dos planos de ações, seja para ajustar o preço de venda ou reduzir o preço de compra/ giro do estoque. Neste caso, temos várias táticas para ajustar o desempenho do departamento/seção/categoria.

  • AVALIAR A ALAVANCAGEM FINANCEIRA ATRAVÉS DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (MC)

Chegou a hora de avaliar a sua Margem de Contribuição, ou seja, se o valor em reais da unidade de negócio contribuiu de forma efetiva para o crescimento do faturamento, mesmo com a diminuição do % de margem bruta, o que podemos chamar de alavancagem financeira. Neste caso, é preciso ter muito cuidado com a forma de precificar os seus produtos e de calcular o CMV do seu negócio.

Eles podem gerar uma falsa sensação de ganho e reduzir de forma significativa o seu caixa, principalmente se ocorrer no período um aumento significativo do valor do estoque ou redução do giro da mercadoria; neste caso será preciso apurar e avaliar o GMROI (Gross Margin Return on Inventory – Retorno de Margem Bruta sobre Estoque). Pense nisso.




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