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  • Foto do escritorVanucci

Euroshop 2020 – dados & fatos



A Euroshop 2020 sem dúvida comemora seu sucesso. No meio da ameaça de tornados no norte da Europa e do Coronavirus que cancelou, na semana anterior, a Mobile World Congress, considerada a maior feira de smartphones e internet wireless do mundo, a Euroshop 2020 resistiu a todas as ameaças. Entre os dias 16 e 20 de fevereiro a feira número 1 no mundo computou a presença de 94 mil visitantes, oriundos de 142 países. O destaque desta edição ficou por conta do aumento das delegações de outros países. Cerca de 70% dos visitantes eram do exterior, em especial as delegações do Brasil, Australia e Nova Zelândia. Tal incremento, foi muito comemorado pelos 2300 expositores, uma vez que cerca de 1% desistiram ou cancelaram sua ida na Euroshop 2020, na véspera do evento.


A indústria que movimenta o varejo mundial apresentou soluções de ambientação do varejo físico, envolvendo design, iluminação, equipamentos básicos como cadeiras, mesas, check-out e equipamentos de hardware e software. Apesar de toda diversidade, o propósito de todos eram de melhorar a experiência de compra e aumentar a produtividade do varejista, seja ele do setor de alimentos ou não.


Entre os visitantes o ponto forte foi perceber que devido a alta competitividade do setor, o varejista precisa proporcionalizar boas razões para que ele entre em suas lojas, o que aumentou consideravelmente as características, vantagens e benefícios das lojas físicas em relação a edição de 2017. Além disso foi confirmado a tendência da integração do shopper nos ambientes digitais e físicos e vice versa.


Com a digitalização do varejo será possível em breve integrar os dados coletados na jornada do shopper na internet e também na loja física. Este sem dúvida, será minha aposta para os varejistas nos próximos três anos, quando acontece a próxima edição de Euroshop 2023. Como resultado desta digitalização e integração de dados, será a personalização das promoções e ofertas das lojas que conseguiram engajar seus clientes, oferecendo mais que produtos, serviços que aumentaram a percepção de valor através da vinculação dos canais on-line e off-line (experiência do shopper) e a simplificação dos processos e da logística, por parte do varejista, afinal “O desconto é a arte da omissão”.

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