top of page
Buscar
  • Gustavo Vanucci

Em 2023: NRF ou Euroshop? Ou as duas?


Mapa audiência NRF e Euroshop 2020
Mapa Audiência

Para responder a esta pergunta, recorremos as informações disponíveis para fazer com que você reflita e tenha a sua própria opinião, mesmo que seja diferente da minha.


Para tomar decisões por meio da análise dos dados precisamos ter acesso ao contexto individual de cada empresário, do momento de maturidade do negócio e do contexto mercadológico, geográfico, econômico e financeiro de cada um, conhecido como processo de decisão de compra.


As variáveis que utilizaremos são:

  • O posicionamento estratégico das feiras

  • Contexto e números

  • Audiência Internacional

  • Audiência Nacional

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

Após participar da edição 2019 da NRF e das edições 2017 e 2020 da Euroshop, minha percepção é bem parecida com a do representante da Emme Brasil, Rico Azeredo. Enquanto a National Retail Fair (NRF) é focada nas tendências, conteúdo e conceitos, a Euroshop apresenta, na prática, a materialização deste sonho, com a apresentação das soluções reais voltadas para o varejo, oriundas de diversos países, sobre design, ambientação de loja, robôs (planograma, estoque e atendimento ao cliente), equipamentos de loja (freezers, checkout, leitores de código de barra, carrinhos de compra, gôndolas, impressoras de etiquetas, etiquetas eletrônicas), meios de pagamento e tecnologia (software e hardware) tanto para os grandes como para os pequenos players.


Neste sentido, podemos concluir que as duas feiras são complementares, e que participar da NRF é a busca por insights para compreender para onde o varejo caminha e a Euroshop é a transformação deste sonho em realidade, através do acesso às soluções desenvolvidas nos quatros cantos do mundo. Para embasar nossa opinião, levantamos dados & informações sobre as feiras, os quais compartilhamos a seguir.


CONTEXTO & NÚMEROS

Em números, a Euroshop é bem mais expressiva do que a NRF. No entanto, a presença de brasileiros é três vezes maior na NRF do que na Euroshop. Veja o resumo dos principais dados já divulgados pelas feiras neste ano.


AUDIÊNCIA INTERNACIONAL

Para compreender a audiência, recorremos a uma ferramenta de data analytics, para entender quais eram os países e sua relevância em buscar informações sobre estas feiras. O resultado apontou que a NRF possui audiência maior nos países das Américas, Japão, Índia, África do Sul e Austrália, enquanto a Euroshop é preferida pelos países europeus, Rússia e Emirados Árabes Unidos.


A exceção, entre os países europeus, são os países nórdicos (Suécia, Dinamarca e Finlândia), que buscaram mais informações pela feira americana do que pela europeia. Veja o mapa com o resultado desta busca, tendo como base os assuntos: NRF 2020 e Euroshop 2020.


AUDIÊNCIA NACIONAL

No Brasil, a relação de busca pelo assunto também é liderada pela NRF, com uma relação de 87% (NRF) e 13% (EUROSHOP). No entanto, apenas os estados do Sul e do Sudeste apresentaram interesse em ambas as feiras. Destaque para o estado de São Paulo, que aparece em primeiro lugar tanto na NRF (países e estados em azul) como na Euroshop (países e estados em vermelho).


Os mapas abaixo demonstram a relevância entre os estados brasileiros para as duas feiras juntas, o segundo mapa apresenta o resultado para busca pela NRF 2020 e o terceiro para busca pela Euroshop 2020.


Pode-se concluir que a audiência ocorre com mais relevância nos seis estados brasileiros que juntos concentram 68,19% do PIB nacional, com destaque para o estado de São Paulo, que se posiciona com notoriedade em relação aos demais estados das regiões Sul e Sudeste.


No entanto, cabe ressaltar que os estados em cinza apresentam buscas irrelevantes, e não ausentes. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar uma ou outra feira, se organize, planeje e viabilize este projeto, afinal a competitividade do varejo é um desafio constante, e a solução passa pela redução do custo operacional e pelo aumento da percepção de valor pelo cliente em relação ao seu negócio, uma vez que:

o desconto é a arte e a ciência da omissão

Se você já visitou uma ou outra, compartilhe sua experiência conosco, afinal estamos na era colaborativa, em busca de insights. Quem sabe estaremos juntos nas próximas edições?


217 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page