Gustavo Vanucci

22 de abr de 20212 min

Sete passos para implementar um programa ESG em supermercados

Atualizado: 14 de jun de 2021

Mas afinal o que pode influenciar de forma positiva, a escolha de um supermercado, na mente do shopper, seja ele físico ou digital?

Durante a #NRF2021, vários temas chamaram a nossa atenção, como por exemplo, preocupação com a saúde mental dos colaboradores, segurança na loja física, home service e automação dos processos de #supplychain.

De uma maneira geral, foi perceptível o fortalecimento para o resgate do ser humano e do seu ecossistema. Agora, se você estiver pensando em como atrair novos clientes para seu supermercado ou aumentar a frequência de compras em suas lojas, vai precisar implementar ações ESG.

O que é ESG?

A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance (ESG) ou, em português, ASG, referindo-se a ações empresariais que impactam no meio Ambiente (A), na Sociedade (S) e Governança (G) e em 2021 suas bandeiras ganharam espaço no mundo dos negócios.

ESG Operacional versus Estratégico

Se você é empreendedor/gestor de supermercado precisa desenvolver ações para implementar tanto o ESG Operacional (voltado para o curto prazo) como o ESG Estratégico (longo prazo), o que irá determinar sua escolha é a estratégia de Growth hacking e/ou as estratégias associadas a marca, denominada de Branding.

Se você estiver pensando em ter acesso a financiamentos mais baratos, atrair investidores para o seu negócio, reter talentos, ter fornecedores interessados e clientes dispostos a irem em suas lojas, chegou a hora de desenvolver um Programa ESG para o seu negócio.

Para quem acompanha o mercado de capitais, desde o último trimestre de 2020 está ocorrendo um fenômeno crescente de procura por títulos Sustainability-Linked Bond Principles (SLB), onde o foco passa a ser em empresas com metas ambientais, sociais e de governança (ESG) além do lucro, ´e claro, e não mais apenas em projetos específicos.

Passos do Programa ESG

Para conseguir implementar um Programa ESG, é necessário estabelecer um comitê para auxiliá-lo no planejamento e na execução dos 07 (sete) passos a seguir:

  1. Estabeleça as estratégias e políticas a serem seguidas;

  2. Defina quem são os stakeholders (grupo de interesses) e o que eles querem e precisam como resultados (priorização das entregas);

  3. Avalie riscos e impacto nos negócios (ameaças e oportunidades);

  4. Defina a metodologia que irá embasar a implementação, sua estrutura mínima necessária e as formas de financiamento;

  5. Estabeleça processos e procedimentos para conseguir avaliar os controles internos para identificar os pontos de melhoria;

  6. Seja Ágil. Transforme os dados em informação e este em conhecimento; e por fim

  7. Crie o Relatório ESG. Comunique as ações e os resultados financeiros e não financeiros.

Conheças algumas ações prioritárias

No varejo alimentar (empórios, padarias, supermercados, destaco 05 (cinco), por exemplo:

  • Substitua as sacolas plásticas;

  • Defina um percentual de fornecedores ESG, principalmente na padaria, açougue e hortifruti;

  • Defina um percentual de fornecedores locais;

  • Implemente ações de mídias digitais no lugar de impressas; e

  • Descarte o lixo de forma reciclável e o mais importante comunique estas ações e resultados na sua vizinhança.

Com a implementação do ESG, você preparará seu negócio para enfrentar os concorrentes pós pandemia, uma vez que o consumidor estará mais sensível a buscar um varejo com propósito comum, similar com suas crenças e valores.

#ESG #supermercados #hortifruti #agropecuária #agronegocio #SLB #Growthhacking #Branding #meioambiente #social #governanca #Environmental #Governance #vanuccioficial #apas #abras #amis50anos #revistagondola #nrf #retail #retailing #shopper #social

1720
1