• LinkedIn - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Twitter - White Circle

 COPYRIGHT © VANUCCI | INTELIGÊNCIA DE MERCADO

 

VANUCCI | INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Rua Professor Manoel Casassanta, 383 - 4º andar

Belo Horizonte - MG - Brasil

CEP: 31310-590

+55 (31) 3309-2307

e-mail: renata.vanucci@vanucci.com.br

Especialista em Inteligência de Mercado é apontado como uma das profissões mais promissoras para 2016

16/12/2015

A Revista Exame em um levantamento junto as principais agências de Head Hunter e Recrutamento e Seleção do país publicou hoje as 45 profissões mais promissoras para 2016. O Especialista em Inteligência de Mercado foi uma das profissões que apareceram entre as mais promissoras, saiba um pouco do papel deste profissional nas organizações.
 
O profissional de IM é responsável pela estrutura o ciclo de informação dentro da organização de forma apoiar de forma científica (através de dados) as decisões tomadas por gestores de empresas, empreendedores e executivos.
 
Tais informações podem ser primárias, obtidas através de pesquisas de mercado, como por exemplo sobre o comportamento do consumidor e secundárias, via dados de fontes oficiais gratuitas ou não.
O grande desafio é na geração do diferencial competitivo dos produtos e serviços através da transformação do conhecimento em inteligência após a análise dos dados e das informações.
 
As informações são oriundas do ambiente externo como (mercado, concorrência, fornecedores e perfil dos consumidores, entre outras) e interno dados de vendas (faturamento, margem e volume), market share, entre outros.
 
Conhecedor de ferramentas de tecnologia que processam os dados em busca de informações que possam gerar novos conhecimentos, o especialista, faz uma revisão dos conceitos e dos modelos de marketing da organização como por exemplo a estratégia, o posicionamento e o ciclo de vida de produtos e/ou serviços.
Por fim o profissional de IM - Inteligência de mercado deve saber o melhor abordagem (qualitativa-quantitativa) para cada problema a ser investigado e aplicar as principais técnicas, ferramentas e instrumentos  para o levantamento de informações de mercado, assim como a utilização de ferramentas de análise e processamento.
 
Na próxima publicação, falaremos mais sobre os conhecimentos e habilidades necessárias mais valorizadas para o melhor desempenho deste profissional e as ferramentas e técnicas aplicadas no seu dia a dia. 
CompartilharCompartilhar Especialista em Inteligência de Mercado é apontado como uma das profissões mais promissoras para 2016

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Publicação em destaque

Expectativas sobre a #Euroshop 2020: Inovação, Posicionamento Estratégico e Personalização do Varejo Alimentar.

October 20, 2019

1/8
Please reload

Publicações Recentes
Please reload

Arquivos