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NRF CONVERGE 2021: A MUDANÇA DO PARADIGMA COMPORTAMENTAL E O SEU IMPACTO NO VAREJO ALIMENTAR



O que chamou nossa atenção nesta edição da NRF foram os avanços das atividades do varejo. Antes a lógica do varejo era comprar, armazenar e revender. Agora além de produtos o varejo entrega serviços. Ele percebe e capta a demanda, compra, vende, processa e entrega, consolidando uma verdadeira mudança de paradigma para sua audiência.

Uma prova disso foi a apresentação do Presidente e CEO da #TractorSupply, Hal Lawton que conversou com a Courtney Reagan da CNBC, sobre a migração das pessoas da cidade para o campo e o impacto nos seus negócios.


Para o CEO, sua empresa vivenciou o crescimento de participação no programa de fidelidade e o foco na jornada #omnichanel, tantas vezes debatida nesta edição e concluiu que daqui em diante o desafio será manter a frequência de compra e a excelência do serviço, uma vez que esta “nova família” que migrou para o campo em busca da melhoria na qualidade de vida e saúde, traz na sua bagagem a facilidade e a conveniência da experiência obtida nos grandes centros.


Com relação ao setor supermercadista, destaque para o bate papo sobre o avanço das relações #directtoconsumer (D2C) que estão perturbando os varejistas tradicionais. A palestra foi realizada pela VP de Varejo da Natura, Paula Andrade e a CMO Global da Alpargatas / Havaianas, Fernanda Romano. Entre os benefícios destacados nesta relação estão o melhor posicionamento dos produtos e o estreitamento das relações diretas com o consumidor, renovando um ciclo de feedbacks importantes para captar os sinais e promover as adequações em produtos e serviços. Apesar de serem do segmento de moda, a palestra traz reflexões importantes sobre o novo papel do varejo em 2030.


Finalizando a #NRFCONVERGE, convidou os Presidentes do #Alibaba, J. Michael Evans e a da DVF, Diane von Furstenberg, mediados pelo fundador e responsável da TJL Consulting dvisors, Terry J. Lundgren, que debateram sobre o tema principal “a inovação do varejo”, com ênfase no varejo da moda e sobre o “novo comportamento do consumidor Chinês” que estão viajando cada vez mais, principalmente para Europa, em busca de produtos de luxo. E concluíram que o varejo da atualidade precisa criar uma sistemática para captar sinais do consumidor e colocá-los em prática, aumentando a percepção de valor e monitorando os novos comportamentos. E você, supermercadista, o que está fazendo para captar sinais sobre o comportamento de compra dos seus clientes? E dos não clientes?


Chego neste último dia da NRF 2021, refletindo sobre a necessidade de mudar alguns pontos do varejo. A primeira mudança remete as relações humanas entre os colaboradores e a direção e o atendimento ao cliente, seja no ambiente físico ou digital. A segunda mudança está na priorização dos processos e inclusão de tecnologias visando otimizar os recursos sem piorar a percepção de valor do cliente, principalmente nas plataformas do ecommerce como também nos home services do varejo. A terceira e última são as experiências reais que os consumidores vão experimentar no retorno às lojas físicas com a chegada do verão no hemisfério sul, principalmente nos segmentos do varejo que estão investindo em tecnologia, pessoas e experiência de compra.


É neste ponto que despeço desta cobertura, fazendo com que você, membro da comunidade supermercadista, perceba o porquê do varejo de alimentos e bebidas (#grocery) ser ainda considerado pelos especialistas, como o menos digitalizado. Será que esta imagem vai se tornar uma identidade? Principalmente agora, com as novas experiências de compras oriundas das relações com os segmentos de moda, turismo e entretenimento somado a necessidade da indústria em aumentar a sua presença nos lares brasileiros.


Neste ponto o seu supermercado será causa ou consequência deste movimento? Nos veremos em breve, na próxima edição da RETAIL BIG SHOW promovido pela National Retail Federation (#NRF), que acontecerá em janeiro/2022 e que tudo indica será presencial, ou quem sabe híbrida. See you later.

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