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  • Foto do escritorVanucci

NRF 2024: Desenvolver estratégias para inteligência através de pessoas, dados e processos para construção da marca.



Chegou ao fim, nesta terça-feira (16/01), a 114ª edição da Retail´s Big Show com muito frio e neve na capital do varejo, Nova York.

As atenções desta edição agora estarão voltadas para as aplicações da Inteligência Artificial (IA) e do Retail Mídia Network (RMN) que ao meu ver. reforçou a tríade da inteligência competitiva: relacionamentoprocessos e marca e enviou o seguinte recado: Foco nas operações transacionais e relacionais com clientes e colaboradores.

IA no Relacionamento (clientes e colaboradores)

No campo do relacionamento entre empresários e colaboradores, o ponto alto foi a humanização e empatia na fala do astro do basquete americano, Magic Jonhson e na visão de futuro de Kate Ancketill. 

Enquanto Magic Jonson, correlacionava nas entrelinhas de sua fala, os aprendizados do mindset esportivo, que é além da visão, regras e objetivos claros (comunicação) a liderança e o foco no trabalho em equipe, com a importância da geração e transformação dos dados em informação, conhecimento e inteligência para gerir as empresas e atingir os resultados, Kate Ancketill, CEO da GDR Creative Intelligence destacou sua visão quanto do futuro da IA, o Empathetic AI (EAI) que, segundo ela, será o DNA das empresas na personalização, atendimento e relacionamento com o cliente, devido sua semelhança com a interação humana.

Por outro lado, a futuróloga chamou a atenção para o crescimento do isolamento social (pós pandemia) e ressaltou o crescimento e a importância do 3º place, um espaço para o convívio social, depois do 2º place (trabalho) e 1º place (residência), sendo este uma grande oportunidade para transformar clientes em fans da marca, assunto este falado na edição de 2023, da Euroshop.


IA nos Processos

No que tange aos processos, a NRF reforçou a necessidade de automação dos processos e para isso traz diversos exemplos de IA para este fim, através da otimização dos processos de coleta, estruturação de base de dados e análise. 

A edição 114º, reforçou o Unified Commerce (UC), que traduz a necessidade de capturar dados dos consumidores e transforma-los em estratégias do velho e bom marketing: capturar, atender e reter cliente.

Este conceito foi reforçado por Amanda Effron da Ikea, em sua participação na palestra sobre as lições aprendidas na implementação do Customer Experience (CX).

Sem dúvida, a estratégia de Unified Commerce irá aumentar a conversão online e impulsionar a receita através da gestão dos KPI voltados para a satisfação do cliente e percepção de valor de forma vitalícia.

Por fim, temos o impacto do IA nos inventários e transparência nos processos logísticos sendo estes cruciais para aumentar a percepção de valor através do pedido perfeito, entregue na hora certa.


IA (Construção da Marca)

A construção da marca é realizada no coração, na mente e no bolso do cliente. Foi neste sentido que a NRF 2024 retratou a importância da forma de se comunicar tanto no ambiente físico como no digital na busca do ROAS, sigla em inglês que mensura o retorno do investimento em publicidade e propaganda.

Neste sentido as atrações possuem diversas dimensões. A primeira em chamar a atenção da marca, segundo em relacionar através de valores, princípios e posicionamento e a terceira em reter o cliente e seus recursos.

Nesta edição o termo Retail Media Network (RMN) foi abordado em diversas palestras, em especial o painel brazuca, com a participação do Marcelo Pimentel (Grupo Pão de Açúcar), Alberto Serrentino (Varese) e Fernando Yunes (Mercado Livre) que falaram sobre a monetização através da personalização do Retail Media.

Além desta, destaco a apresentação do Kevin Carbone (PRN) e Kelly Leger (Deloitte) junto a Andrea Leigh (Allume) e Colin Lewis (RMW) que apresentaram insights e algumas análises preditivas que serão aplicadas dentro das lojas, reforçando a importância do Trade Marketing nas loja físicas.


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