top of page
Buscar
  • Foto do escritorVanucci

Conheça o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON)


Foi lançado, na sexta-feira (5/2), o catálogo "Boas Histórias" com os destaques do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON).


O CMON é um projeto da Diretoria de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (#Sede) em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (#AMIS) e que em 2020 recebeu a participação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (#FIEMG).


Ficou interessado em conhecer o catálogo com os principais resultados de 2020, acesse: http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/assets/projetos/1065/cd1cd8c6644d32afe5ea9d6bdcfe3520.pdf


Nesta edição, a VANUCCI contribuiu no compartilhamento do conhecimento, apresentando informações importantes para nortear os produtores rurais e as agroindústria mineiras a acessarem o setor supermercadista. Entre os temas principais apresentados, temos as questões relativas a tributação e estratégias para incrementar, perceber valor e operacionalizar o fornecimento de produtos


O ponto alto do evento foi a apresentação do termômetro de acesso, um framework desenvolvido pela consultoria para medir a maturidade em relação ao acesso ao mercado, dividida em (05) cinco estágios de maturidade:


5º estágio - Incremento de Venda

Quando o fornecedor está alocado nesta maturidade, o sinal está aberto e favorável para fechar negócios. Os principais atributos deste estágio é a tributação correta, a embalagem adequada, um produto inovador e com promessas de aumento de consumo através da presença do lar ou recorrência de compra.


4º estágio - Percepção de Valor

Neste estágio o supermercado tem a percepção que o negócio é bom e que precisa de pequenos ajustes quanto ao incremento de vendas e ações de #sellout, #precificação e logística de entrega.


3º estágio - Agregação de Valor

Os fornecedores neste estágio conseguiram desenvolver um produto diferenciado, no entanto existem concorrentes a altura. É o momento de desenvolver a eficiência operacional como gestão dos pedidos, logística de entrega, prazo de pagamento e ações promocionais.


2º estágio - Canibalização do Volume

Aqui acontece o choque de realidade, quando o seu esforço de desenvolver o produto encontra o mercado. O foco passa a ser o diferencial competitivo de forma fazer com que o comprador perceba a agregação e percepção de valor.


1º estágio: Risco de Multa ou problemas operacionais

Este é o estágio do sonho, onde o interesse em aumentar as vendas é apenas uma ideia. O Foco passa a ser a busca por uma oportunidade para apresentar seus produtos. Este é o estágio em o CMON e diversas entidades fomentadoras possam contribuir, ajudando o empreendedor a desenvolver seu negócio.


Se você ficou interessado não perca a edição 2021 do Circuito Mineiro de Oportunidades de Negócio (CMON). Faça um download do link abaixo e acesse a apresentação da edição 2020.

Apresentação CMON 2020 Teófilo Otoni
.pdf
Download PDF • 1.99MB

35 visualizações0 comentário
bottom of page