Em seu quarto dia a Euroshop 2020 foi marcada pela provocação sobre uma das principais dificuldades do varejo. “de atrair novos clientes e reter os antigos”. Uma das palestras, chamou a atenção para a integração de espaços de cafés no interior das lojas, com o pretexto de aumentar o fluxo de clientes além de retê-los por mais tempo no ambiente. A base científica desta solução, foi abordado na palestra “Lições sobre a ciência do comportamento do consumidor”, com a apresentação de ferramentas e táticas para ajudar a aprimorar a experiência do shopper na loja.
É neste momento que surge a importância do monitoramento das campanhas (encartes, chamadas na TV, Rádio, Carro de som) para captar dados sobre a audiência e resultados financeiros das campanhas. Segundo um dos palestrantes, as campanhas devem ser medidas através, não somente pelos resultados financeiros, mas também da sua atratividade e taxa de conversão, e cita como por exemplo:
No caso do encarte, este deve ser medido pelo impacto no aumento do fluxo de clientes, pelo número de cupons emitidos com os itens ofertados e promovidos. Ao final foi destacado a importância de separar o shopper em dois clusters: o primeiro, para analisar os recorrentes (atuais) e o segundo para analisar o novo shopper, uma vez que as ações / estratégias a serem tomadas são diferentes.
Nos corredores da Euroshop 2020 foi possível verificar na prática os hardwares e softwares responsáveis por coletar informações dos fluxos de shoppers, suas características físicas (altura, idade, sexo) além do reconhecimento facial, com o intuito de compreender os padrões estatísticos dos shoppers. Como exemplo, a empresa XOVIS apresentou a Person Tracking Technology, muito utilizada em aeroportos em toda Europa com os KPI´s disponíveis, voltados para o varejo. Esta solução tem como planejar e otimizar a equipe com os horários, dias da semana, com maior fluxo, ajustar os horários de produção da padaria, antecipar cortes de carne e até mesmo a reposição dos produtos mais vendidos.
Amanhã irei contar um pouco como foi a visita técnica às unidades do Aldi, Lidl, Rewe e a loja ícone da Zurheide-feine-kost, uma referência em Dusseldorf .
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