Vanucci
jan 183 min
Chegou ao fim, nesta terça-feira (16/01), a 114ª edição da Retail´s Big Show com muito frio e neve na capital do varejo, Nova York.
As atenções desta edição agora estarão voltadas para as aplicações da Inteligência Artificial (IA) e do Retail Mídia Network (RMN) que ao meu ver. reforçou a tríade da inteligência competitiva: relacionamento, processos e marca e enviou o seguinte recado: Foco nas operações transacionais e relacionais com clientes e colaboradores.
No campo do relacionamento entre empresários e colaboradores, o ponto alto foi a humanização e empatia na fala do astro do basquete americano, Magic Jonhson e na visão de futuro de Kate Ancketill.
Enquanto Magic Jonson, correlacionava nas entrelinhas de sua fala, os aprendizados do mindset esportivo, que é além da visão, regras e objetivos claros (comunicação) a liderança e o foco no trabalho em equipe, com a importância da geração e transformação dos dados em informação, conhecimento e inteligência para gerir as empresas e atingir os resultados, Kate Ancketill, CEO da GDR Creative Intelligence destacou sua visão quanto do futuro da IA, o Empathetic AI (EAI) que, segundo ela, será o DNA das empresas na personalização, atendimento e relacionamento com o cliente, devido sua semelhança com a interação humana.
Por outro lado, a futuróloga chamou a atenção para o crescimento do isolamento social (pós pandemia) e ressaltou o crescimento e a importância do 3º place, um espaço para o convívio social, depois do 2º place (trabalho) e 1º place (residência), sendo este uma grande oportunidade para transformar clientes em fans da marca, assunto este falado na edição de 2023, da Euroshop.
No que tange aos processos, a NRF reforçou a necessidade de automação dos processos e para isso traz diversos exemplos de IA para este fim, através da otimização dos processos de coleta, estruturação de base de dados e análise.
A edição 114º, reforçou o Unified Commerce (UC), que traduz a necessidade de capturar dados dos consumidores e transforma-los em estratégias do velho e bom marketing: capturar, atender e reter cliente.
Este conceito foi reforçado por Amanda Effron da Ikea, em sua participação na palestra sobre as lições aprendidas na implementação do Customer Experience (CX).
Sem dúvida, a estratégia de Unified Commerce irá aumentar a conversão online e impulsionar a receita através da gestão dos KPI voltados para a satisfação do cliente e percepção de valor de forma vitalícia.
Por fim, temos o impacto do IA nos inventários e transparência nos processos logísticos sendo estes cruciais para aumentar a percepção de valor através do pedido perfeito, entregue na hora certa.
A construção da marca é realizada no coração, na mente e no bolso do cliente. Foi neste sentido que a NRF 2024 retratou a importância da forma de se comunicar tanto no ambiente físico como no digital na busca do ROAS, sigla em inglês que mensura o retorno do investimento em publicidade e propaganda.
Neste sentido as atrações possuem diversas dimensões. A primeira em chamar a atenção da marca, segundo em relacionar através de valores, princípios e posicionamento e a terceira em reter o cliente e seus recursos.
Nesta edição o termo Retail Media Network (RMN) foi abordado em diversas palestras, em especial o painel brazuca, com a participação do Marcelo Pimentel (Grupo Pão de Açúcar), Alberto Serrentino (Varese) e Fernando Yunes (Mercado Livre) que falaram sobre a monetização através da personalização do Retail Media.
Além desta, destaco a apresentação do Kevin Carbone (PRN) e Kelly Leger (Deloitte) junto a Andrea Leigh (Allume) e Colin Lewis (RMW) que apresentaram insights e algumas análises preditivas que serão aplicadas dentro das lojas, reforçando a importância do Trade Marketing nas loja físicas.